Como escolher qual faculdade cursar?

18:11

Oi gente, tudo bom?

Enem já está ai e muita gente ainda esta em dúvida sobre qual faculdade escolher. Isso é totalmente normal, acreditem! Não há nada de errado em na reta final seu coraçãozinho ficar em dúvida sobre o que você realmente quer fazer.





Essa é uma decisão muito séria, sua futura carreira onde você deverá se sentir realizado e completo ao finalmente poder exercê-la.

Meu curso escolhido foi Letras Inglês, mas um mês antes de me inscrever na faculdade eu estava com alguns cursos em mente: pedagogia, fisioterapia, psicologia... ufa passou muita coisa pela minha cabeça.



Porém, minha mãe me aconselhou para que eu pensasse no futuro também, uma vez que meus planos envolvem fazer uma aplicação para o visto no Canadá, a faculdade que mais me ajudaria seria realmente o curso de Letras inglês, uma vez que minha aplicação poderia envolver um emprego como professora de inglês ou secretariado bilíngue.

Então foi ai que me decidi, apesar de no brasil a carreira não ser lá muito valorizada meus panos estão no futuro, quando finalmente poderei ir para um país que realmente valoriza um profissional tão importante para a globalização que está acontecendo.

Acho que vocês precisam fechar seus olhos e perguntarem a si os planos para o futuro. Onde você quer morar, as experiências que quer viver e por aí vai...

Faça uma lista dos prós e contras, analise e pense com o coração sobre os caminhos que quer seguir. Aos estudantes que estão sobre a influência dos pais, aviso que a vida de vocês será vivida tão somente por VOCÊS então não se deixem levar ou envolver por aquilo que eles querem.

Meu pai atualmente paga minha faculdade (e eu não falo isso com orgulho) porque infelizmente ainda não consegui um emprego que arcasse com o custo. Por ele eu estaria fazendo administração, mas eu simplesmente recusei e fui naquilo que meu coração mandou.

Ele logo entendeu que eu precisava fazer algo que me realizasse, independente do agora.

Grata a esse apoio (e tantos outros ao longo desses 20 anos) minha meta é dar um futuro confortável para meus pais, levá-los junto comigo para o Canadá e realizar nossos sonhos!

Então, se seus pais forem os responsáveis por pagar a facul tentem ao máximo conversar com eles, expor seus pontos de vista, seus planos futuros e porquês...

Infelizmente alguns pais ainda tem aquela preocupação com o mercado de trabalho, o salário e eu não desmereço esse pensamento afinal conseguir um meio para se sustentar no Brasil está cada vez mais difícil.

Se você começar um curso infeliz com a escolha já aviso que não vai durar muito tempo, as matérias se tornaram mais pesadas, seu psicológico será abalado e isso acarretará ainda mais dúvidas no seu interior.

É preciso se manter firme em uma decisão que pode te levar as nuvens, uma vez que estudar aquilo que você gosta é simplesmente incrível! Algumas vezes você fica meio irritada(o), insegura(o) e bem para baixo com algumas coisas que acontecem, mas no fim do semestre vale apena!

Temos que prosseguir acreditando naquilo que escolhermos, com muitas metas na cabeça (por mais distantes que pareçam) e com muita confiança em nós mesmo.

Coloca nos comentários qual curso você escolheu e o porquê!

You Might Also Like

6 comentários

  1. Isso realmente é uma dificuldade haha eu mesma fico em dúvida em diversas áreas :) Ótimo post! Bjos

    Conheça meu blog :) | Meu perfil no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo! Quando estava na fase de escolha fiquei bem confusa haha! Obrigada, beijos <3

      Excluir
  2. Oie,
    Legal sua escolha e seu objetivo (força aí e sucesso).
    Meu pai foi um pouco influente na minha decisão da escolha de curso, mas sempre me deixou livre para escolher o que eu quisesse. Quando estava terminando o ensino médio, eu ainda tinha algumas dúvidas, eu sabia o que eu não queria: nada relacionado a medicina/saúde, sou muito fraca para isso. Eu queria algo relacionado a exatas ou algo que me permitisse trabalhar com livros, a segunda opção estava muito longe da minha realidade. Prestei vestibular para Engenharia e para ciências contábeis, passei para ambos e escolhi Eng. Civil. Hoje formando, sei que não faria outra coisa.
    A escolha do curso é uma decisão extremamente importante, fazer um curso que você não gosta é dar um tiro no pé.
    Tenho o mesmo pensamento seu, de dar uma vida confortável aos meus pais. Fiz universidade federal, mas eles precisaram me manter em outra cidade, então conheço sua sensação.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim! É um momento muito importante na nossa vida, por isso a decisão deve ser feita com calma e muito amor, pois temos de amar aquilo que decidimos fazer, é a parte importante do curso, você amar o que faz!
      Hoje em dia eu também percebo que sou realizada com o que escolhi!
      Nunca gostei de exatas, apesar de algumas vezes perder a cabeça com algumas coisas da área de humanas haha!
      Que bom que você é feliz com o curso escolhido, tenho certeza que isso faz toda a diferença em sua vida!

      Beijos e obrigada por comentar <3

      Excluir
  3. Fiz um Post no meu blog,falando sobre o que eu queria cursar também, pra mim é uma decisão muito difícil, mas eu irei conseguir. Inglês, eu ainda tô tentando aprender, digamos que daqui a pouco entro no intermediário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pra muito gente é um grande passo decidir qual faculdade cursar, mas seu coração vai conseguir encontrar o melhor caminho para fazer aquilo que você ama <3 Vai fundo nos estudos que logo você chega no intermediário e ai só melhora <3
      Beijos

      Excluir

Seja gentil e não fale nada que possa magoar os outros, aproveite para deixar o link do seu blog vai que outros leitores se interessem!!